domingo, 23 de março de 2008

Odoyá Minha Mãe Yemanjá

Iemanjá Rainha do Mar

quanto nome tem a Rainha do Mar?
quanto nome tem a Rainha do Mar?

Dandalunda, Janaína, Marabô, Princesa de Aiocá,
Inaê, Sereia, Mucunã,
Maria, Dona Iemanjá.

onde ela vive?
onde ela mora?

nas águas,
na loca de pedra,
num palácio encantado,
no fundo do mar.

o que ela gosta?
o que ela adora?

perfume,
flor, espelho e pente
toda sorte de presente
pra ela se enfeitar.

como se saúda a Rainha do Mar?
como se saúda a Rainha do Mar?

Alodê, Odofiaba,
Minha-mãe, Mãe-d'água,
Odoyá!

qual é seu dia,
Nossa Senhora?

é dia dois de fevereiro
quando na beira da praia
eu vou me abençoar.

o que ela canta?
por que ela chora?

só canta cantiga bonita
chora quando fica aflita
se você chorar.

quem é que já viu a Rainha do Mar?
quem é que já viu a Rainha do Mar?

pescador e marinheiro
que escuta a sereia cantar
é com o povo que é praiero
que dona Iemanjá quer se casar

Pedro Amorim e Paulo César Pinheiro



2 comentários:

::: alma furta-cor ::: disse...

Canto de Iemanjá
(Baden Powell e Vinícius de Moraes)

Iemanjá, Iemanjá
Iemanjá é dona Janaína que vem
Iemanjá, Iemanjá
Iemanjá é muita tristeza que vem

Vem do luar no céu
Vem do luar
No mar coberto de flor, meu bem
De Iemanjá
De Iemanjá a cantar o amor
E a se mirar
Na lua triste no céu, meu bem
Triste no mar

Se você quiser amar
Se você quiser amor
Vem comigo a Salvador
Para ouvir Iemanjá

A cantar, na maré que vai
E na maré que vem
Do fim, mais do fim, do mar
Bem mais além
Bem mais além do que o fim do mar
Bem mais além

::: alma furta-cor ::: disse...

dia dois de fevereiro
Dorival Caymmi

dia 2 de fevereiro
dia de festa no mar
eu quero ser o primeiro
pra salvar iemanjá
dia 2 de fevereiro
dia de festa no mar
eu quero ser o primeiro
pra salvar Iemanjá
escrevi um bilhete a ela
pedindo pra ela me ajudar
ela então me respondeu
que eu tivesse paciência de esperar
o presente que eu mandei pra ela
de cravos e rosas vingou
chegou, chegou, chegou
afinal que o dia dela chegou
chegou, chegou, chegou
afinal que o dia dela chegou
dia 2 de fevereiro
dia de festa no mar
eu quero ser o primeiro
a saudar Iemanjá